Houve um tempo em que o ar condicionado automático era considerado um recurso de luxo. Apenas os modelos top tinham ar condicionado porque era muito caro instalar o sistema em veículos de baixo custo. Hoje temos a sorte de ter ar condicionado em nossos carros como equipamento padrão.
Os sistemas de ar condicionado automotivos são complexos e você precisa inspecioná-los regularmente em sua oficina de reparo de automóveis. Se você deseja manter um ambiente confortável em seu veículo, faça a manutenção do sistema e fique atento aos sintomas que indicam que há algo errado.
Se você notar esses sintomas, você deve trazer seu veículo para reparo.
Um sistema de ar condicionado defeituoso requer atenção imediata de um especialista em reparo de automóveis. Você não gostaria que o ar condicionado do seu carro quebrasse no meio de sua viagem em família. Para evitar essa situação quente e pegajosa, você precisa realizar verificações regulares e observar os sinais de alerta do seu sistema. Aqui estão os principais sintomas que você deve observar:
Problemas de fluxo de ar
Um fluxo de ar poderoso é essencial para manter sua cabine fresca, especialmente durante o clima quente e úmido. Se você ligar o ar condicionado e perceber que há pouco ou nenhum fluxo de ar saindo de suas aberturas, você tem um problema. A mangueira do seu soprador pode estar solta, um ventilador está quebrado ou você acumulou mofo. Visite nossa loja para verificar imediatamente.
Perda de resfriamento
Alguns proprietários de carros culpam o calor extremo por seus problemas de refrigeração, mas, na realidade, seu sistema de ar condicionado não possui refrigerante. O resfriamento da cabine do seu carro pode demorar um pouco se as temperaturas estiverem altas lá fora, mas espere alguns minutos e você deve se sentir confortável dentro do carro.
Os sistemas de ar condicionado destinam-se a arrefecer um espaço onde está instalado. Se o sistema de ar condicionado do seu carro não estiver resfriando sua cabine, é claro que você precisa de reparo de ar condicionado. Os suspeitos usuais de perda de resfriamento são um compressor quebrado, um fusível queimado, um motor do ventilador quebrado ou um evaporador danificado. Seja um problema maior ou menor, você precisa lidar com ele, a menos que esteja tranquilo em dirigir um carro “quente”.
Mau cheiro
Se você notar maus cheiros vindos do seu sistema de ar condicionado, isso pode indicar um filtro de cabine imundo. Os filtros precisam ser substituídos regularmente para que possam desempenhar bem sua tarefa. Filtros sujos resultam em odores desagradáveis em sua cabine, geralmente devido a mofo. Os mofos podem estar se espalhando no evaporador ou dentro das saídas de ar. Você precisa limpar os mofos imediatamente porque eles se espalham rapidamente e causam reações alérgicas. Visite nossa oficina para se livrar desse cheiro horrível em seu carro.
Ruídos estranhos
Ruídos estranhos vindos do seu sistema AC deve ser motivo de alarme. Os sistemas de ar condicionado de hoje são projetados para ser silencioso. Se você começar a ouvir barulhos estranhos sempre que ligar o ar condicionado do carro, algo está acontecendo. Ruídos de chocalho são geralmente devido a um ventilador quebrado ou alguns detritos presos em seu sistema. Não ignore esses sintomas porque eles podem causar danos significativos no futuro.
A cabine fica quente depois de alguns minutos
Imagine dirigir no meio de um verão quente e seu ar condicionado parar de resfriar sua cabine a alguns quilômetros de sua casa. Isso pode arruinar seu dia, pois você acaba em uma pilha de suor quando chega ao escritório.
Válvulas entupidas são a causa comum dessas situações, pois o refrigerante é impedido de entrar no evaporador. Um técnico de ar condicionado pode remover esses bloqueios e fazer com que seu ar funcione nas melhores condições mais uma vez.