A proteção do sistema de resfriamento é um dos aspectos menos conhecidos da manutenção do veículo. É também um dos mais críticos se um motor é fornecer operação a longo prazo sem problemas.
A palavra “refrigerante” é a única palavra mais enganosa quando se trata de manutenção do sistema de resfriamento. “Líquido refrigerante” significa simplesmente um líquido que fornece qualidades de transferência de temperatura. Poderia ser qualquer líquido. A água simples poderia ser descrita como “refrigerante”. Então cuidado … a palavra “refrigerante” em um produto não define suas habilidades com precisão. Pesquise o produto com cuidado para garantir que ele fornece as qualidades que você precisa. Em caso de dúvida, não use.
Os inibidores de corrosão são embalagens químicas que devem ser adicionadas a água macia ou desmineralizada. Existem várias formulações básicas de inibidores de corrosão utilizados e eles têm sido em torno de muitos anos. Um inibidor de corrosão de boa qualidade ajudará no controle de:
Nota: Os inibidores de corrosão não têm efeito sobre o ponto do sistema de refrigeração congelamento ou fervura.
A maior desvantagem com produtos inibidores de corrosão é que eles não são estáveis durante longos períodos e não são tolerantes à água dura.
Sistemas de refrigeração de veículos modernos trabalham mais do que aqueles do passado. É de suma importância mantê-los corretamente. Lembre-se, não há tal coisa como um produto que irá eliminar a corrosão completamente. Na melhor das hipóteses, ele pode ser mantido sob controle com cuidado e seleção dos produtos de proteção correta.
As condições climáticas são apenas uma das razões para que um fabricante especifique AF / AB; Referir-se a “ponto de ebulição do ponto quente” . Pode ser potencialmente perigoso mudar de AF / AB para um inibidor se AF / AB for a recomendação do fabricante. Por outro lado, não há qualquer problema com a mudança de um inibidor para AF / AB após a lavagem.
Infelizmente, muitas pessoas pensam que um sistema de arrefecimento começa e termina no radiador. Nada poderia estar mais longe da verdade como um radiador é o mais fácil sistema de resfriamento componente para reparar ou substituir. Modernos sistemas de refrigeração são menores, mais leves, têm de dissipar temperaturas mais elevadas e são feitas de ligas metálicas mais complexas. A manutenção adequada é essencial para garantir longa vida útil dos componentes do sistema de resfriamento e operação eficiente do motor. Tenha em mente que o sistema de refrigeração médio circula cerca de 6.000 litros de refrigerante por hora a 60 km por hora.