Um carro é uma máquina e como qualquer outro, também é propenso a problemas. O sistema de transmissão do carro tem um mecanismo muito complexo que se traduz em maiores chances de problemas e falhas, especialmente problemas de caixa de câmbio. Estes problemas podem ser um pesadelo, como eles podem aterrar seu carro, até que eles são completamente fixos. Uma vez que o funcionamento de caixas de velocidades de carro é muito complexo, qualquer problema deve ser deixado para um de nossos mecânicos profissionais ou você pode complicar as coisas ainda mais. Mas, alguns conhecimentos básicos sobre transmissão podem ajudá-lo a solucionar esses problemas.
Não é um problema muito comum o problema no câmbio automático, mas montadoras como a Ford aqui no Brasil ja vem estendendo a cobertura para 10 anos ou 240mil km.
Este artigo destaca os problemas de Câmbio Automático e transmissão comum encontrados, juntamente com seus sintomas.
Vazamento de fluido
A maioria dos problemas da caixa de velocidades está frequentemente associada a problemas de fuga de fluidos. O fluido de transmissão é usado para lubrificar os componentes móveis da caixa de câmbio. Ele também serve como um dissipador de calor que absorve a energia térmica gerada no sistema de transmissão. Fuga de fluido pode ser desencadeada por vários fatores, como má instalação e vedação quebrada. Muitas vezes começa, quer se o tubo de enchimento se solta ou se a junta de pan torna-se defeituoso. O sistema de transmissão do carro é geralmente exposto a altas temperaturas, o que torna prone a um lote de lágrima e desgaste. Isto pode levar a uma quebra eventual, causando assim o vazamento do fluido.
Deslizamento da Engrenagem
Este é outro problema comum da caixa de velocidades do carro, os sintomas incluem:
– Retardo de transmissão: resposta retardada na aceleração do carro mesmo depois de pressionar o gás.
– Alta RPM: Aumento anormal de rotações por minuto do motor.
– Abrupto : Quando você está dirigindo em uma marcha alta em uma velocidade constante e o carro abruptamente muda para uma marcha baixa, sem mudar a velocidade, o carro pode estar enfrentando um problema de escorregamento.
Este problema pode ser atribuído a níveis de fluido incorretos, bandas quebradas ou engrenagens ou até mesmo embreagem interna. Para evitar este problema, certifique-se de verificar regularmente os níveis de fluido da transmissão.
Expulsão da Transmissão
Movimentos de sacudida anormal durante a mudança de marchas é um indicador de surto de transmissão. Quando a transmissão se engata ou desengata, uma caixa de velocidades defeituosa não se desloca suavemente para a nova engrenagem, e o motor do carro atrasa para ajustar-se à nova resistência oferecida pelas rodas do carro. Este problema de transmissão é muitas vezes experimentado em velocidades mais baixas.
Superaquecimento
Se o seu indicador de temperatura mostra uma temperatura alta, mas você acha que é o seu radiador do carro então há uma possibilidade de que o carro tem um problema de caixa de câmbio. O sobreaquecimento do sistema de transmissão do carro é muitas vezes causado por linhas de refrigeração de fluidos entupidos. Também pode ser causada por uma queda nos níveis de fluido ou mau funcionamento da bomba de óleo. Os danos na bomba de fluido podem também provocar um sobreaquecimento da caixa de velocidades.
Barulho
Devido ao desgaste prolongado e desgaste de engrenagens ou baixos níveis de fluidos de transmissão, pode-se ouvir ruído de batida. Isso indica uma falha de transmissão iminente.
Estes foram alguns dos problemas mais comuns na caixa de velocidades do carro. Se notar algum destes sintomas, visite uma de nossas oficinas reparação k2 imediatamente. Um atraso adicional em fazê-lo, acabaria por resultar em reparos muito caros.