A escolha do líquido para o radiador é crucial para o bom funcionamento do motor do seu veículo. O uso de água de torneira no radiador é uma prática comum, mas pode trazer sérios problemas ao sistema de arrefecimento, afetando a durabilidade e a eficiência do motor.
Por Que a Água de Torneira Não É Ideal?
A água de torneira contém impurezas, como minerais, cloro e outros compostos que podem causar corrosão nas partes metálicas do sistema de arrefecimento. Além disso, esses minerais podem se acumular no radiador e nas tubulações, formando depósitos de calcário. Isso reduz a eficiência na troca de calor, podendo causar superaquecimento do motor.
Outro ponto é que a água de torneira não possui propriedades anticorrosivas ou anticongelantes, ao contrário dos aditivos e fluidos próprios para radiadores. O uso contínuo de água inadequada pode levar ao desgaste prematuro de peças, como a bomba d’água, mangueiras e o próprio radiador.
Qual É a Melhor Alternativa?
O fluido próprio para radiadores, muitas vezes composto de uma mistura de água desmineralizada e aditivo, é a escolha ideal. Ele protege o sistema contra corrosão, evita o acúmulo de resíduos e melhora a troca de calor. Além disso, possui propriedades anticongelantes para climas frios e antievaporantes para climas quentes.
Se não for possível usar o fluido específico em uma emergência, a água desmineralizada é uma opção temporária melhor que a água de torneira. Ela possui menos impurezas, reduzindo os riscos de corrosão e formação de depósitos.
Consequências do Uso Prolongado de Água de Torneira
Como Evitar Problemas?
Em resumo, enquanto a água de torneira pode ser usada em situações emergenciais, ela não deve ser uma solução permanente. Priorizar o uso de líquidos apropriados garante a longevidade do sistema de arrefecimento e a eficiência do motor.